Neiva Ester
Hoje é Dia da Pizza. A data foi instituída em 1985, pelo secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
Pode parecer piada, mas a origem da pizza é motivo de debate até em universidades da Europa. Uns defendem que ela surgiu com os gregos, outros com os italianos e há quem diga que tudo começou no México.
De fato, é difícil definir as origens da pizza. Já em 2000 a.C., nos dias de Abraão, havia um tipo de massa fina assada, por cima da qual iam sementes, legumes, carne e azeite. Os antigos habitantes da Mesopotâmia chamavam-na de pitta e talvez foi daí que surgiu a palavra pizza usada posteriormente em Nápoles, para dar nome aos bolos que as mulheres faziam. Na versão mexicana, a pizza é a comida-irmã das tortillas, consumidas no país desde os astecas. Já a pizza industrializada começou nos Estados Unidos em 1950, quando as famosas casas de fast-food estavam despontando nas grandes cidades.
Seja qual for a posição adotada, de uma coisa todos têm certeza: ela certamente foi inventada por alguém. Seria ridículo imaginar que a pizza tenha surgido do nada e pelo acaso. Há um ser inteligente por detrás dessa invenção.
Ora, se a origem da pizza nos leva a supor a existência de alguém que a criou, não deveria a origem do Universo nos levar ao mesmo raciocínio? Tudo o que há no cosmos, inclusive o ser humano, é muito mais complexo que uma simples pizza; e se ela precisa de um inventor que justifique sua origem, Deus também seria necessário para explicar a criação do Universo, você não acha?
“Aqueles que afirmaram que uma fatalidade cega produziu todos os efeitos que observamos no mundo proferiram um grande absurdo: pois o que poderia ser mais absurdo do que uma fatalidade cega que teria produzido seres inteligentes?” Montesquieu

Fonte: Inspiração Juvenil 2005.
Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário