Neiva Ester
Cantiga com enredo onde os participantes são o elenco de uma historieta.
Duas crianças são escolhidas para os papéis principais de destaque: mãe e um pretendente pobre. Algumas crianças são as filhas, que ficam de mãos dadas com a mãe formando uma ala, enquanto as outras crianças são os pretendentes formando uma outra ala de frente para a anterior.
Os pretendentes pobres avançam em direção à ala cantando "eu sou pobre..." enquanto a outra ala recua. Em seguida, a ala cantando "eu sou rica...", avança em direção aos pretendentes que, por sua vez, recuam.
Assim mantém-se um diálogo.
Quando a ala canta "volte, volte, cavalheiro...", escolhe-se um pretendente entre os meninos que escolhe uma companheira recitando a última estrofe. As crianças vão, deste modo, formando os pares e saindo até que nas alas fique apenas a mãe e um pretendente (o puxador inicial).



Eu sou pobre


Eu sou pobre, pobre, pobre
De marré, marré, marré
Eu sou pobre, pobre, pobre
De marré de-si.


Eu sou rica, rica, rica
De marré, marré, marré
Eu sou rica, rica, rica
De marré de-si.

O seu rei mandou pedir
Uma filha em casamento.

Minha filha eu não dou
Nem por ouro, nem por prata
Nem por sangue de lagarta.

Volte, volte, cavalheiro
Escolhei a quem quiser.

Esta sim, esta não.
Esta come requeijão
Esta rouba pão na mesa
Venha cá meu coração.
0 Responses

Postar um comentário