Neiva Ester

E aquele que... recebe uma criança... estará recebendo a Mim. Mateus 18:5

O dia das crianças é um feriado muito especial comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. Na Índia, ele ocorre no dia 15 de novembro. Na China e no Japão, a festa é em 5 de maio. Em Portugal, a data é comemorada no dia 1º de junho.
A maioria dos países que celebram esse dia prefere a data de 20 de novembro, dia em que a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Entre outras coisas, essa declaração defende que toda a criança tem o direito ao lazer, proteção e cuidados especiais mesmo antes de nascer. Pena que muitos não respeitem essas regras!
No Brasil, a data de 12 de outubro foi inventada pelo deputado Galdino do Valle Filho, que teve a ideia de sugerir ao Congresso a criação de um dia em homenagem às crianças. A ideia teve fácil aceitação e em 12 de outubro de 1920 foi aprovada pelos deputados e oficializada pelo presidente Artur Bernardes.
Porém a população pareceu não ligar muito para o feriado, até que em 1960 a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson resolveram lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto" para aumentar a venda de fraldas e brinquedos.
A estratégia deu certo e, no ano seguinte, outras empresas resolveram escolher um único dia para, juntas, lançarem um marketing de brinquedos. Escolheram 12 de outubro e ressuscitaram o antigo decreto que, a essa altura, já estava engavetado.
Algumas datas que surgem por motivos puramente comerciais podem ter uma temática bonita, mas são perigosas se estimular apenas o materialismo. Mesmo que seu pai não tenha dinheiro para lhe dar um presente no seu aniversário, no Dia das Crianças ou em outra data qualquer, saiba que o mais importante não é o que se ganha no dia da comemoração, mas como se vive nos demais dias do ano.
Um brinquedo, por mais caro que seja, um dia vai perder a graça. Porém, o carinho e o amor recebidos nunca ficarão velhos. Pelo contrário, estarão sempre no coração dando-lhe forças para prosseguir e fazendo-o lembrar que você é amado por alguém. Esse é o melhor presente de todos.

Fonte: Curiosos no Mundo de Deus, Rodrigo P. Silva e Lisliê V. Silva, 2005.

0 Responses

Postar um comentário