Neiva Ester
Atividade programada para a turma do 7º ano A, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Jacuí, referente às aulas dos dias 24, 30 e 31/3/2020:

Discurso, situação de comunicação e interlocutores

As cores podem representar sentimentos, bem como expressar convenções, como o uso do verde, do amarelo e do vermelho nas luzes do semáforo, para orientar o tráfego de veículos.

Observe a tela O grito (1893), de Edvard Munch, em óleo e pastel sobre cartão, 91 cm x 73,5 cm.
Faça uma leitura da tela, analisando a sobreposição de imagens, a definição de figura em primeiro plano e no fundo, profundidade e foco, cores e tonalidades e traços das pinceladas, a fim de identificar os efeitos de sentido que podem ser produzidos ao analisá-la.

https://www.todamateria.com.br/o-grito/
Em uma folha, copie e resolva o que se pede.

1. Quais cores predominam na tela de Munch?

2. Que efeitos de sentido as cores e as tonalidades utilizadas nessa tela podem produzir no leitor da obra?

3. Que sentimento a pessoa representada em primeiro plano parece estar expressando? Explique.

4. A tela representa uma pessoa de modo deformado. Em sua opinião, que efeito o uso desse recurso provoca? Justifique.

5. Na representação da paisagem, há a preocupação com detalhes? Explique o que você observou.

6. A paisagem, os objetos e as pessoas estão nitidamente separados ou são elementos que se misturam? Explique.

7. Leia algumas informações sobre o contexto de produção dessa obra de arte.

Edvand Munch nasceu em Oslo, na Noruega, em 1863. Foi um dos maiores artistas do Expressionismo, fenômeno cultural que surgiu na Alemanha, presente nas artes gráficas, na pintura, na escultura, no teatro, na música, na dança e no cinema, caracterizado pela apresentação exagerada de formas, pessoas e objetos.
Os expressionistas costumavam distorcer formas e cores em busca da representação exagerada dos sentimentos.
Para fazer essa obra, Munch afirma, em seu diário, que se inspirou em uma cena que presenciou durante uma caminhada nas imediações de Oslo.
A obra O grito foi repintada pelo artista muitas vezes, até ele ficar satisfeito.

a) Para você, por que essa tela se chama O grito?

b) Podemos dizer que as cores da obra são importantes na construção da mensagem que ela pretende transmitir? Por quê?

8. Observe o rosto recortado da tela.
Responda:
* Esse rosto faz referência a algum filme e/ou emoticon que você conhece?










(Atividades extraídas de OLIVEIRA, Tania Amaral.Tecendo linguagens: língua portuguesa: 7ºano. São Paulo:IBEP, 2018.)
0 Responses

Postar um comentário