Neiva Ester
As bibliotecas sempre foram centros culturais da humanidade. Até hoje, os países mais desenvolvidos dão uma atenção especial a elas, pois ali está guardada a história da identidade humana.
O poeta Castro Alves escreveu um belo poema sobre os livros, o qual diz: "Bendito aquele que semeia livros, livros a mão cheia, e faz o povo pensar. O livro caindo n'alma é chuva que faz a palma, é água que faz o mar."
Este é o ranking das seis maiores bibliotecas do mundo (fora a internet, que conserva o maior banco de dados da atualidade):
Biblioteca do Congresso, em Washington: 23 milhões de livros.
Biblioteca Nacional da China, em Pequim: 16 milhões de livros.
Biblioteca Nacional do Canadá, em Ottawa: 14,5 milhões de livros.
Bibliotema Alemã, em Frankfurt: 14,4 milhões de livros.
Biblioteca Britânica, em Londres: 13 milhões de livros.
Bibliotema Nacional Francesa, em Paris: 11 milhões de livros.
No Brasil, a Biblioteca Nacional, que fica no Rio de Janeiro, possui um acervo de 9 mihões de peças, incluindo livros, fotos, desenhos, jornais, manuscritos, partituras, etc. Ela é considerada o maior acervo cultural da América Latina.
Sua fundação se deu no dia 29 de outubro de 1810, quando 60 mil peças, incluindo livros, mapas e moedas, foram transferidas da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil por ordem de Dom João VI. Como não havia ainda espaço apropriado para a coleção, o acervo foi guardado nas salas do Hospital da Ordem do Carmo, no Rio de Janeiro, e somente quem tinha uma autorização especial poderia pesquisar em seus livros.
Foi para comemorar a fundação da Biblioteca Nacional que o governo brasileiro resolveu proclamar 29 de outubro o Dia do Livro e do incentivo à leitura. Aliás, você sabia que a palavra Bíblia vem do grego ta bíblia, que quer dizer "coleção de pequenos livros"? É lógico que, com seus 66 livros, a Bíblia está longe de ser a maior biblioteca do mundo em termos numéricos, mas com certeza é a mais importante de todas.

Fonte:Curiosos no mundo de Deus, de Rodrigo e Lisliê Silva,2004.
0 Responses

Postar um comentário