Neiva Ester
Estas foram as abelhas usadas nas sacolas em que foram devolvidos os cadernos.


Neiva Ester
Na última postagem coloquei imagens da ornamentação da Festa do Caderno organizada pela professora Nelzi Vargas, mas sem fotos da professora. Ela é atenta a cada detalhe e não deixou de se vestir adequadamente nas cores amarelo e preto. Até o parquet (piso) combina com o tema. Obrigada Nelzi, pelas belas imagens!


Neiva Ester
A professora Nelzi Vargas organizou a sua sala de aula do 1º ano com o tema "abelhas". 
Em março, os alunos começam a usar o seu caderno. Foi feito então um programa valorizando esse início. Agora, começando o mês de dezembro há  a despedida e novamente ocorre a Festa do Caderno. Para a sala fiz alguns enfeites, no início do ano,e agora, as abelhas que foram parar na sacola onde foi devolvido o caderno. Veja que original ficou a decoração.
Parabéns, Nelzi! Sei que és uma professora extremamente dedicada em tudo.




Imagens cedidas por Nelzi Vargas
Neiva Ester
Apesar de ser professora de Língua Portuguesa, este artigo escrito por Isabel Cristina da Silva Machado Bordin* tratando da aprendizagem de Matemática também pode ser uma prática nas linguagens.

            Desde que nascem os sujeitos dialogam com seu ambiente de forma que se introduzem numa busca de compreensão do mesmo e das respostas possíveis que este pode lhe dar. Aprendem sobre movimentos, sobre relação com as pessoas e com os objetos, aprendem sobre suas próprias sensações e encontram formas de corresponder as suas necessidades sejam físicas ou emocionais.
            As crianças pequenas tocam, desmontam, olham objetos por todos os lados, buscam encontrar a utilidade para estes objetos, atribuem funcionalidade a partir das características, jogam ao chão e desta sua ação passam a perceber que o objeto faz barulho, se desmonta, volta para sua mão, chama a atenção de outras pessoas.
            Todo esse processo de reconhecer, através do que Piaget chamou de abstração empírica, começa desde muito cedo e permite aos sujeitos um conjunto de dados que são fundamentais para as relações que estabelecerá com outros objetos.
            O processo descrito em nada supõe a memorização e a mecanização de procedimentos controláveis e sim a oportunidade que cada um possui de experimentar, conhecer e manipular objetos possibilitando a ação de estabelecer relações das mais variadas.
            O papel do docente não se reserva a informar as conclusões que outros sujeitos obtiveram em resposta a suas perguntas e sim promover situações que induzam os alunos a encontrarem soluções práticas a partir de problemas. Ainda, precisa dar vazão a curiosidade infantil e indicar outras tantas questões.
            À escola e aos professores cabe o papel de garantir que as crianças vivenciem, experimentem, questionem-se, busquem elementos e generalizem como forma de construir conhecimentos.
            Esta colocação parece óbvia e está presente em muitos discursos, mas as práticas efetivadas nas salas de aula continuam se organizando como apresentação do produto, do fato, do fenômeno.
            Algumas crianças podem dominar alguns destes conhecimentos e outros não, por isso que ao não conseguir concluir uma tarefa ou chegar numa resposta, é necessário que o professor investigue a ponto de identificar qual o conhecimento que lhe falta e então organizar situações que permitam ao aluno tal construção.
            Além de promover as situações desafiadoras, permitir que as crianças se questionem e respondam com uma iniciativa investigativa ao serem questionadas, os professores precisam auxiliá-las no sentido de expressar seu pensamento, ou seja, chegarem a níveis de compreensão das relações que estabelecem a ponto de conseguirem explicar os procedimentos, suas conclusões.
            Entende-se assim que o pensamento lógico não se dá como apropriação de dados e técnicas para encontrá-los, é preciso redefinir as propostas educativas que partem deste preceito. O caminho é avaliar as atividades que temos como naturalizadas no âmbito escolar questionando-nos sobre a viabilidade das mesmas para o desenvolvimento do pensamento lógico.
            O sucesso dos alunos em determinadas áreas se mede pela forma como conseguem, ao longo de sua trajetória, responder a novos questionamentos e não como conseguem obter respostas iguais a problemas sempre iguais.
            O educador deve encorajar as crianças a pensarem sobre número e quantidades de objetos em situações que sejam significativas para elas, ou seja, as crianças devem pensar sobre quantidade sempre que sentirem necessidade e interesse.
            Durante a rotina cotidiana, a professora pode transferir algumas responsabilidades para as crianças, por exemplo:
·         A distribuição dos materiais;
·         A divisão de objetos;
·         A coleta de coisas;
·         A manutenção de quadro de registros;
·         Arrumação da sala;
·         Votação
·         Jogos em grupo.
Uma criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social.

Referências bibliográficas
SILVA, Rogéria Novo Silva. Pensamento lógico e expressões formais da lógica.



* Isabel Bordin é acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia a distância -T4, pela Universidade Federal de Pelotas, Polo UAB de São João do Polêsine.
Neiva Ester
Com os apliques que mostrei antes, fiz, também, alguns panôs. A diferença destes para os feitos no ano passado está no tamanho: os de agora são maiores e consequentemente só com dois elementos.