Neiva Ester
Naiara resolveu fazer este Papai Noel, mas acabou deixando-o sem terminar. Concluí e deixei-o assim:

Neiva Ester
Achei uma graça esta imagem. A ideia é da Pati Guerrato, do seu blog Doce Arte.
Neiva Ester
Este caderno é simples. Tem me acompanhado em meu trabalho e foi encapado pela minha filha Nadine.

Neiva Ester
Tentativas e tentativas. O Noel era para outro fim que não gostei. E assim surgiu esta montagem.
Neiva Ester
Estes panôs foram feitos com os enfeites que mostrei antes. O anjinho já estava pronto, também feito pela Naiara. Fiz outros semelhantes. Na falta do E.V.A. verde usei o marrom médio. Até que ficou bom!

Neiva Ester
Como fica mais fácil montar algo quando já se tem pronta algumas peças. Esses enfeites, como já citei anteriormente, foram feitos a partir de ideias da Adriana, do blog Baú de Letras.
Marcadores: , 0 comentários | | edit post
Neiva Ester
Este Noel na meia estava lá por casa, porque a Naiara nunca deixa de fazer algum. Resolvi montar este panô com ele.

Neiva Ester
Fazia um bom tempo que não mexia mais com E.V.A. A vontade veio ao ver o trabalho realizado pela artesã Adriana Marchi, do Baú de Letras. Ela é muito boa no que faz. Seu blog pode ser visto, ao lado, no menu, pois adicionei-o aos "meus blogs favoritos".
Gostei desse trabalho, bem colorido.
Neiva Ester
IMPERDÍVEL!!!

Neiva Ester
Este está sendo desde o início do ano, meu caderno de avaliações. Minha filha Nadine encapou-o desta forma.

Neiva Ester

Aprendam a lição que a figueira ensina.
Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar,
vocês sabem que está chegando o verão. Mateus 24:32

Hoje em dia, não temos o costume de verificar as estações pela folhagem da figueira. Aliás, a natureza está tão prejudicada pelo ser humano que as estações nem parecem tão nítidas como antigamente. Às vezes faz frio no verão e fica seco em plena primavera. A natureza se ressente de tanto desrespeito ecológico.
Mesmo sem olhar as figueiras, sabemos que está terminando a primavera e logo começará o verão. grande parte de nosso país entrará no horário de verão, quando todos os relógios deverão se adiantados em uma hora. Assim, um dia terá 23 horas no início do período e o outro, no final, terá 25.
Isso é uma mera decisão humana. mas você sabe por que se faz isso? Para economizar energia. Durante o verão, os dias são maiores que as noites, ou seja, a parte clara do dia dura mais. Se começamos nossos afazeres uma hora mais cedo, economizamos energia. Os escritórios irão encerrar seus expedientes com o dia ainda claro, não necessitando trabalhar com a luz acesa. Milhões de lâmpadas apagadas trarão economia para o país.
Pode parecer bobagem, mas esse simples fato de adiantar o relógio no verão evita muitos gastos. Isso já havia sido notado há quase 300 anos pelo brilhante cientista Benjamim Franklin. Em 1784, quando era embaixador dos Estados Unidos na França, esse americano ficou admirado com o hábito parisiense de abrir o comércio de manhã depois das 10 horas e ficar aberto até bem tarde da noite. isso, segundo ele calculou, gerava um consumo desnecessário de 90.075.000 velas, que custavam aos comerciantes mais de um milhão de francos por ano. Sua sugestão seria providenciar badalos de sinos e estouros de canhões bem cedo para acordar de vez os dorminhocos e fazê-los abrir seus olhos para que vissem o que estavam perdendo.
Muitos aceitaram a sugestão  os resultados foram excelentes. Portanto, não reclame. Se o horário de verão começar em seus estado, coopere com a economia brasileira. Acorde mais cedo e aproveite bem o Sol de verão.

Fonte: Curiosos no Mundo de Deus / Rodrigo P. Silva, Lisliê Vidal Silva - 2004
Neiva Ester
Neiva Ester
Neste ano a Feira do Livro de Cachoeira do Sul vem com a sua 28ª edição, tendo Fabrício Carpinejar como patrono. 
Prestigie e acompanhe as novidades: http://28feiradolivro.blogspot.com.br.
Marcadores: , 0 comentários | | edit post
Neiva Ester
Acessando o link: www.esperanca.com.br, você poderá acompanhar análise da Bíblia referente ao tempo em que estamos vivendo. É imperdível!
Estamos na Contagem Regressiva! De 20 a 23/09, às 21h, temos um encontro marcado com o Pr. Luís Gonçalves aqui na Internet. Vamos falar sobre fim do mundo, número 666 e outros assuntos relacionados a profecias. Quem vai estar com a gente? http://www.youtube.com/watch?v=NfDmq-fqmUc
Neiva Ester
Trabalhei provérbios com meus alunos de oitava série, turma 81 e levei para a sala o texto "Provérbios Modernizados", de Millôr Fernandes. A partir daí, os alunos elaboraram os seus.
Tente descobrir que provérbios serviram de referência  para  os alunos elaborarem os seus "Provérbios Reciclados". As respostas aparecem logo abaixo, mas procure descobrir primeiro, sem consultá-las antes.

1. Mamífero vaccum, quadrúpede, ruminante que sempre age de forma lenta ingere substância inodora e incolor com falta de asseio. (Gabriele Bulsing e Yan da Silva)

2. Tombou no tecido de fios amarrados é animal aquático. (Daiane Castro e Letícia de Vargas)

3. Para um sentimento saciável não há alimento feito de trigo, farinha, água e outros ingredientes que seja desagradável. (Guilherme Brasil e Leandro Fortes)

4. Vagarosamente se aproxima do distante. (Andreza Magalhães, Bruna Nunes e Luana Trindade)

5. O produto em oferta, às vezes, resulta em prejuízo. (Eduarda Carolaine Lima e Lucas Pelucci)

6. A expectativa otimista e confiante é a última de queixa de existir. (João Vitor Kühleis e Nicolas Adolfo Rodrigues)

7. De volume impresso, sem ser aberto, não sai ninguém que saiba juntar as letras e formar palavras. (Evelin Ribeiro e Robinson Araujo)

8. Cada mamífero primata, relacionado com o homem, deve ficar no seu tronco cheio de ramos na parte superior. (Carolina Silveira)

9.A relação de ligar-se nos faz ter mais resistência e robustez. Eduarda Souza e Vanuti Cremonese)

10.Exprimir-se pela voz, articular ou pronunciar palavras é metal nobre, muito usado em moedas e jóias, e fazer ficar em sil~encio é o mais precioso dos metais r resistente à corrosão. (Maicon de Barros e Tairã Gilson Gonçalves)

RESPOSTAS:
1. Boi lerdo sempre toma água suja.
2. Caiu na rede é peixe.
3. Para a fome não há mau pão.
4. Devagar se vai ao longe.
5. O barato sai caro.
6. A esperança é a última que morre.
7. De livro fechado não sai letrado.
8. Cada macaco no seu galho.
9. A união faz a força.
10. Falar é prata, calar é ouro.

Neiva Ester
O Dia dos Pais teve origem semelhante à do Dia das Mães. Uma jovem, chamada Sonora Louise Dodd, quis homenagear a seu pai, um veterano da guerra civil americana, que, viúvo, criou os seis filhos numa fazenda do estado de Washington, e sempre foi muito amável e generoso. Assim, o primeiro dia dos pais foi comemorado na cidade de Spocane, Estados Unidos, em 19 e junho de 1910. Essa era a data do aniversário do Sr. Dodd, pai de Sonora Louise.
A partir daí a data se espalhou para o mundo todo. A ideia foi trazida para o Brasil pelo publicitário Sylvio Bhering, em 1953. Aqui, foi transferida para o segundo domingo de agosto por razões comerciais: foi uma forma de marcar uma época entre o Dia das Mães e o Natal.
O pai, assim como a mãe, é fundamental para o desenvolvimento harmonioso dos filhos. Como disse John Nicholson: "A qualidade do relacionamento de uma criança com o pai parece ser a influência mais importante da decisão de como essa pessoa reagirá ao mundo."

Fonte: Revista Nosso Amiguinho, agosto de 2001.

Pai Ornato, obrigada pelos ensinamentos que me oportunizaste na vida!
Neiva Ester
Finalizando o mês de junho, a Escola Estadual Rio Jacuí, onde trabalho, fez sua festa junina. E como em todas essas festas, não podia faltar o casamento caipira que foi, desta vez, encenada por alunos e ex-alunos, professores, funcionários e amigos da escola. Foi uma festa arretada de boa, sô!




Neiva Ester
Oneide Teixeira, do Jornal do Povo, fez uma entrevista comigo sobre o desenvolvimento do projeto "JP/24ªCRE na Sala de Aula", realizado na Escola Estadual Rio Jacuí. A reportagem foi veiculada no  dia 11 de junho. Uma vez por mês o Jornal do Povo trata de uma assunto atual e em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação e professores cadastrados dispõe aos alunos exemplares do jornal com a matéria para ser desenvolvida em sala de aula.


Neiva Ester
Minha colega Cristiane Corrêa levou essa guirlanda de vaquinha, feita pela minha filha, porque seu filhinho Frederico iria gostar. 
BJ, Cris!
Neiva Ester
Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão.
Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar. Mateus 24:32 e 33.

As folhas das árvores se modificam de acordo com a estação do ano. Normalmente elas são verdes devido à clorofila que existe em suas células. Como você sabe, a clorofila absorve a energia solar e a utiliza para fabricar o alimento da planta. Isso é visível especialmente no verão.
No outono, as folhas mudam de cor, trocando o verde por um colorido mais dourado, às vezes puxado para o vermelho. Essa transformação ocorre porque a mudança de clima provoca reações químicas na clorofila das folhas.
Os nutrientes que estavam nas folhas começam a descer lentamente para os ramos, tronco e raízes. Ali eles serão armazenados de forma segura durante o frio. No retorno da primavera, a árvore se valerá desses nutrientes estocados para produzir novas folhas.A estação do outono é a intermediária entre o calor do verão e o frio do inverno. É um período em que cada árvore começa a se preparar quimicamente para a mudança de temperatura que, em alguns lugares pode ser muito acentuada.
À medida que os nutrientes saem das folhas, elas param gradualmente de fabricar clorofila, o que permite a aparição de outras cores. Em algumas árvores surgem pigmentos amarelados e alaranjados; em outras, lindíssimas sombras avermelhadas.
Jesus aproveitou a cena de mudança na folhagem da figueira para fazer uma comparação entre os sinais dos tempos e a Sua segunda vinda. O verso de hoje traz as palavras que Cristo havia proferido a um grupo de discípulos que se orientava pela agricultura e, portanto, conhecia bem essas mudanças na natureza. A comparação do Senhor não podia ser mais clara.
Hoje vivemos num mundo que não presta atenção ao que ocorre na natureza. Isso, por um lado, é muito triste. Contudo, ainda que você não seja do tipo que não percebe mudanças na cor das folhas, fique atento às profecias, pois elas indicam que Jeus em breve voltará e nós devemos estar preparados.

Fonte: Curioso no Mundo de Deus /Rodrigo P. Silva, Lisliê Vidal Silva, 2004.
Neiva Ester
Neiva Ester
Embora tenha achado a cesta um pouquinho alta, poderia ser, talvez, mais larga, foi a primeira guirlanda que saiu. Ficou com a diretora da minha escola, Ana Lazari. As cenouras e o coelhinho já estavam prontos, pois minha filha Naiara começara a fazer e depois desistiu.
Neiva Ester
Aproveitando dois coelhos que tinha feito para colocar em palito de churrasco como enfeite de vaso, recortei as patinhas e os utilizei nesta guirlanda de porta. Minha colega Neila Spilimbergo gostou e levou para casa. Reaproveitei, também, algumas cenourinhas que minha filhota Naiara tinha feito.
Neiva Ester
Embora a Páscoa seja um período de reflexão, também é um período doce e cheio de criatividade.
Esse enfeite de porta foi para minha colega Marlete. Que a sua casa, Marlete seja colorida de alegria.
Neiva Ester
Neiva Ester
Fazendo parte do kit pedido pela professora Janice faltava este cartaz de ajudantes.
Neiva Ester
Cartaz de aniversariantes com balas de mel, com ímã atrás. Na bala coloca-se o dia do aniversário e o nome do aluno, em papel, que poderá ser trocado a cada ano ou ser escrito com caneta permanente. O mês é encaixado para ser substituído a cada passagem. Este cartaz também foi feito para a professora Janice. Espero que ela goste.
Neiva Ester
Encomenda da professora Janice, professora de Cerro Branco.
Neiva Ester
Eis uma simples sugestão, prática e barata para a volta às aulas.
Marcadores: 0 comentários | | edit post
Neiva Ester
Antes, era eu quem encapava as capas dos cadernos das minhas filhas, e, às vezes, dos alunos. Agora, minha filha Nadine é quem os encapa. Os desenhos feitos no papel mais claro foram feitos por ela mesma. Não quis fitinhas no espiral porque manuseio muito os meus cadernos.Veja que graça esta capa que ela fez:
Neiva Ester
Outro dia, postei imagens de uma guirlanda feita para o quartinho da Bianca, filha da Susana. Recebi uma foto, enviada pela Vera, avó da pequena, com a guirlanda colocada no berço. Olha como ficou:
Neiva Ester
Achei este caderno de conceitos que encapei para minha filha Nadine, em 2006, quando ela estava na 4ª série. É simples, mas serviu bem.
Neiva Ester
Esta guirlanda foi feita para a Susana que espera o nascimento da Bianca para março. Entreguei-a ontem.
Neiva Ester
Estes são os três últimos personagens da Turma do Nosso Amiguinho que faltavam. Poderão ser usados como a professora Telma aprouver.
Há o personagem pronto, feito em E.V.A. e logo abaixo segue o molde.

Este é o Noguinho, um dos principais, o líder, digamos assim, porque nas edições iniciais da revista, foi um dos primeiros a ser criado.


Esta é a Luísa, a primeira das meninas a fazer parte da Turma.


Este é o Sabino, menino inteligente, aquele que sempre está pesquisando, o sabe-tudo da Turma.
Neiva Ester
Recebi um pedido de cartazes com a Turma do Nosso Amiguinho, pela professora Telma.
O cartaz que vai na porta de entrada é esse com os dois animais: Azeitona e Mindinho.
Telma ainda não os viu, espero que goste. Dois cartazes já apareceram nas duas últimas postagens. Faltam outros personagens que servirão para que ela os utilize conforme sua vontade e necessidade. Virão em breve.