Neiva Ester
Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão.
Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar. Mateus 24:32 e 33.

As folhas das árvores se modificam de acordo com a estação do ano. Normalmente elas são verdes devido à clorofila que existe em suas células. Como você sabe, a clorofila absorve a energia solar e a utiliza para fabricar o alimento da planta. Isso é visível especialmente no verão.
No outono, as folhas mudam de cor, trocando o verde por um colorido mais dourado, às vezes puxado para o vermelho. Essa transformação ocorre porque a mudança de clima provoca reações químicas na clorofila das folhas.
Os nutrientes que estavam nas folhas começam a descer lentamente para os ramos, tronco e raízes. Ali eles serão armazenados de forma segura durante o frio. No retorno da primavera, a árvore se valerá desses nutrientes estocados para produzir novas folhas.A estação do outono é a intermediária entre o calor do verão e o frio do inverno. É um período em que cada árvore começa a se preparar quimicamente para a mudança de temperatura que, em alguns lugares pode ser muito acentuada.
À medida que os nutrientes saem das folhas, elas param gradualmente de fabricar clorofila, o que permite a aparição de outras cores. Em algumas árvores surgem pigmentos amarelados e alaranjados; em outras, lindíssimas sombras avermelhadas.
Jesus aproveitou a cena de mudança na folhagem da figueira para fazer uma comparação entre os sinais dos tempos e a Sua segunda vinda. O verso de hoje traz as palavras que Cristo havia proferido a um grupo de discípulos que se orientava pela agricultura e, portanto, conhecia bem essas mudanças na natureza. A comparação do Senhor não podia ser mais clara.
Hoje vivemos num mundo que não presta atenção ao que ocorre na natureza. Isso, por um lado, é muito triste. Contudo, ainda que você não seja do tipo que não percebe mudanças na cor das folhas, fique atento às profecias, pois elas indicam que Jeus em breve voltará e nós devemos estar preparados.

Fonte: Curioso no Mundo de Deus /Rodrigo P. Silva, Lisliê Vidal Silva, 2004.
Neiva Ester
Neiva Ester
Embora tenha achado a cesta um pouquinho alta, poderia ser, talvez, mais larga, foi a primeira guirlanda que saiu. Ficou com a diretora da minha escola, Ana Lazari. As cenouras e o coelhinho já estavam prontos, pois minha filha Naiara começara a fazer e depois desistiu.
Neiva Ester
Aproveitando dois coelhos que tinha feito para colocar em palito de churrasco como enfeite de vaso, recortei as patinhas e os utilizei nesta guirlanda de porta. Minha colega Neila Spilimbergo gostou e levou para casa. Reaproveitei, também, algumas cenourinhas que minha filhota Naiara tinha feito.
Neiva Ester
Embora a Páscoa seja um período de reflexão, também é um período doce e cheio de criatividade.
Esse enfeite de porta foi para minha colega Marlete. Que a sua casa, Marlete seja colorida de alegria.