Neiva Ester
Siga o Passo a Passo do Urso Natalino oferecido pela CONDOR.
Neiva Ester
Modelo de ficha de leitura aplicada alunos de 8ª série/9º ano.

FICHA DE LEITURA

CAPA

Na capa deverão constar:

Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Jacuí

Análise Literária

Professora: Neiva Köhler

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno: (nome completo)

Turma: 81

Data de Entrega:

ROTEIRO DO TRABALHO LITERÁRIO

1. Informações gerais:

Autor:

Obra: (título do livro)

Edição: Editora:

Local e data de publicação:

2. As personagens:

2.1- Indique e caracterize, física e psiquicamente, as personagens principais:

2.2- Quais as personagens secundárias?

3. A ação (resumo do enredo):

4. O espaço (identificação e caracterização do lugar ou dos lugares onde se deram os fatos narrados):

5. O tempo(Indicação e/ou caracterização da época em que ocorreram os fatos narrados):

6. O estilo (o modo como os fatos são apresentados pelo autor):

O livro constitui um só “bloco” ou está dividido em partes, capítulos, etc.? É escrito na 1ª ou na 3ª pessoa? Os fatos são sempre apresentados na ordem em que ocorreram? O tempo é marcado em dias, meses, anos ou não se faz menção a isso? A linguagem utilizada pelo autor consegue despertar e manter o interesse do leitor? Como? A maneira como o autor diz as coisas lhe parece diferente da comum ou das de outros autores que você conhece ou nada apresenta de novo?

7. Apreciação:

Que é que você pensa a respeito da maneira como a obra está estruturada e sobre o modo como o autor escreve?

Em que é que a seu ver, ele poderia ter procedido de maneira diferente? Por quê?

Neiva Ester
Modelo de ficha de leitura utilizado para alunos de 7ª série/8º ano.

FICHA DE LEITURA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO JACUÍ

NOME: TURMA:

DISCIPLINA: PROFESSORA:

I. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Autor:

Obra:

Edição: Editora:

Local e data de publicação:

II. O AUTOR – DADOS BIOGRÁFICOS

Nascimento (data e local):

Morte (data e local):

Ocupações:

Outras obras:

III. A OBRA

TEMA:

atual ( ) de outra época ( )

Parte mais interessante:

Parte menos interessante:

LINGUAGEM:

Vocabulário

fácil e acessível ( ) rebuscado e difícil ( )

Registro de língua:

Corrente ( ) cuidado ( ) popular ( ) familiar ( )

IV. RESUMO

V. A APRECIAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR

a. Seleção de cinco palavras desconhecidas:

b. Seleção de cinco palavras belas:

c. Registro de duas frases marcantes:

d. Valeu a pena ler esta obra porque...

e. Não apreciei a leitura desta obra porque...

f. Esta obra me fez refletir sobre...

Neiva Ester
Modelo de Ficha de Leitura que aplico a alunos de 6ª série/7º ano.

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FIUNDAMENTAL RIO JACUÍ

NOME: TURMA:

DISCIPLINA: PROFESSORA:

I. IDENTIFICAÇÃO

A. Nome do autor:

B. Título do livro:


II. PERSONAGENS

A. Você já reparou que algumas personagens do livro têm características bem definidas. Escolha três delas e escreva seu nome e como são:

1.

2.

3.

B. No livro, o narrador (quem conta a história) é personagem ou observador?


III. NARRATIVA

A. A história, com muitas aventuras, é bastante longa e cheia de contratempos. Muitos fatos ocorreram, sendo alguns básicos e outros secundários. Conte com suas palavras um desses fatos:







IV. AMBIENTE

A. O autor ou personagem contou fatos que se passaram em alguns lugares. Escreva o nome de dois lugares:


V. LINGUAGEM

A. Você ficou conhecendo várias palavras novas com a história. Procure se lembrar da maneira como foi contada e marque a alternativa que caracterize melhor a linguagem usada:

* ( ) quase indígena, pois há muitas palavras em tupi e até frases inteiras escritas nessa língua.

* ( ) simples, com frases e parágrafos curtos e claros em que o vocabulário mais difícil está diretamente relacionado com a atividade das personagens.

* ( ) ultramoderna, pois se nota o emprego constante de gíria e de expressões da juventude atual.

* ( ) nenhuma delas. A linguagem usada é ...

VI MENSAGEM

A. Que leitura, hein?! Pois bem, chegou a hora de dar sua opinião, o que você achou do livro.