Neiva Ester
Minhas filhas ganharam marca páginas que achei bem criativos.São feitos em papel.. Fotografei também a etiqueta para dar os devidos créditos.
Neiva Ester
A Escola Estadual Rio Jacuí apresentou uma sessão cívica no dia 6 de setembro de 2011, no seu ginásio de esportes, às 18 horas.
Neste ano foram homenageados: municipal - 65 anos da Biblioteca Pública Municipal "Dr. João Minssen", estadual - a Legião da Boa Vontade (LBV) e nacional - padre Landell de Moura.
A seguir, segue o programa desenvolvido e fotos respectivas.

(Cenário: Um grande barco entre águas e ilhas com coqueiros. Elaborado pela turma 82.)
É com satisfação que nos encontramos para celebrar os 189 anos de independência da nossa Pátria - Brasil.
A Escola Rio Jacuí saúda as autoridades presentes e representantes, aos pais dos alunos de nossa Escola e demais visitantes. (A professora Neiva Köhler é mestre de cerimônias.)
Para dar início à solenidade, chamo a atenção para a entrada das bandeiras: (Música para entrada.) Acompanhe a entrada das bandeiras pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=DtqCAh7wkXQ&feature=related
- a bandeira do Brasil: a diretora Ana Maria Lazzari da Silveira;
- a bandeira do RS: a professora Maria Lurdes Corrêa;
- a bandeira do Município: a servidora pública Rita Luz Machado;
- a bandeira da Escola: o aluno Jonilson Rohers Talavitz.
E convido a todos para entoarmos o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Rio-grandense. (Hinos)
Senhoras e senhores presentes, hoje vamos rever alguns momentos da viagem que alunos e professores fizeram pelo Mundo da Leitura.
Eles viajaram em um grande barco. (A aluna Elisa Figueiredo Vieira entra e canta uma canção sobre viagem.) Acompanhe a canção pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=FcoJU2Jq_Vc
A primeira terra visitada se chamava Brasil, nome dado por haver muitas árvores lá e que depois de derrubadas, chamavam de Pau Brasil.
Com muita imaginação, viram D. Pedro I proclamar a independência do Brasil, que, agora, será encenada pelos alunos do 5º ano, sob a coordenação da professora Maria Antonieta Kury.
Voltando para a viagem pelo Mundo da Leitura, os alunos pararam na ILHA DAS DESCOBERTAS e lá conheceram um homem singular: o padre Landell de Moura.
As alunas Karen Pereira Bicca e Guarianny Lopes dos Santos nos destacam as invenções feitas por ele, que neste ano completaria 100 anos.
Quando chegaram à ILHA DA BOA VONTADE, foi muito enriquecedor. Horas juntas conhecendo pessoas que se dedicam em auxiliar o próximo. A aluna Vitória Freitas nos descreverá a filosofia e atividades desenvolvidas pela conhecida LBV, através de slides organizados pela professora Cleonice Anillo.
Nós, também, podemos em nossa comunidade fazer o bem, fazer a diferença. Esta é a mensagem que o grupo de dança da nossa Escola: "Move Dance", sob coordenação de PC Lobato, quer transmitir com sua apresentação, a seguir.
E a ILHA DOS LIVROS, tão prazerosa! Repleta de inúmeras belezas.Nessa ilha, descobriram que há 65 anos atrás fora criada uma biblioteca em que todos os que quisessem podiam ler sobre os mais diversos assuntos. Essa biblioteca recebeu o nome de seu primeiro diretor, o doutor João Minssen.
Ouça o testemunho de Ana Clara Zimmer e Pablo Costa sobre sua visita à biblioteca:
Os alunos puderam conhecer essa biblioteca e quem os recebeu foi sua atual diretora, Jussara Ortiz, que aproveitou uma carona com a turma e está aqui presente. Acompanhe a fala pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=XI6sPLnPmMA&feature=related
Quando pararam na ILHA DA IMAGINAÇÃO, encontraram a Emíllia do Sítio do Picapau Amarelo conversando com a Rã sobre a reforma dos livros. Esta conversa será encenada por Caroline Domingues Escobar e Maisissa Domingues e, a seguir, os alunos do 1º ao 5º ano, cantarão a música tema do Sítio. Acompanhe o diálogo em: http://www.youtube.com/watch?v=z4BRyZ8-Mxg&feature=related e a interpretação da música do Sítio em : http://www.youtube.com/watch?v=Qj8O-XiG_Bw&feature=related
Os alunos do 2º ano, da professora Lurdinha, apresentarão a música Emília.
Nossos alunos também gostaram muito de uma ilha em que, no dia em que a visitaram, estava-se dando início aos Jogos da Integração. A vice-diretora da Escola Rio Jacuí, Gláucia G. Sklar, que se encontrava na viagem com os alunos, nos contará que projeto interessante é esse.
A dança também se fez presente nos jogos. O professor PC Lobato e a aluna Mireila Lobato se empolgaram com o que viram e resolveram nos mostrar o que aprenderam por lá, apresentando um dos nossos sambas.
A viagem que os alunos fizeram pelas ILHAS DO SABER, no Mundo da Leitura, chegou ao fim.
Muitas outras viagens eles farão pelo mundo do conhecimento.
O bom é que através dos livros podemos viajar livremente. Foi pelo registro deixado em livros e documentos que conhecemos a história de nosso País e sua independência. E é pela descoberta da leitura que nós enriquecemos os conhecimentos e adquirimos uma visão mais ampla do mundo, das pessoas, das coisas e dos acontecimentos.

Agradecemos a todos que se envolveram direta ou indiretamente nesta programação. Tenham todos um bom feriado.