Neiva Ester
CANTATA DE NATAL
12-12-2010
20 horas

(Solicitar que cada criança traga um presente (novo) para doar nesse Natal a uma creche carente da cidade. Estender a solicitação aos pais e convidados que desejarem fazer parte dessa intenção.)
Nascimento de Jesus
Personagens : alunos do 3º ano.

Numa cidadezinha da Galileia, chamada Nazaré, vivia uma jovem humilde e temente a Deus, que estava de casamento contratado com um homem descendente da tribo de Davi, chamado José.
Maria era o nome da jovem que certa vez recebeu a visita do anjo Gabriel, trazendo-lhe a notícia:

(Maria entra no início da narrativa e fica varrendo o local. O anjo entra na palavra recebeu.)

Anjo: Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada, o Senhor está com você!

Maria ficou sem saber o que pensar e admirada, refletia no que o anjo estaria querendo lhe dizer.

Anjo: Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você.
Você ficará grávida e dará a luz a um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado Filho do Deus Altíssimo. Será rei e o seu reino nunca acabará.

Maria: Isso não é possível! Ainda não me casei.

Anjo: O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Deus Altíssimo o envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de Santo e Filho de Deus.

Maria: Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer.

O anjo foi embora...
(Maria passa por José, conta e sai.)
E quando Maria contou a José que estava grávida, este que era um homem direito, não quis difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento, sem ninguém saber.
Enquanto José pensava nisso, um anjo do Senhor lhe apareceu num sonho e disse: (José fica pensativo, olhando para um determinado ponto)

Anjo: José, não tenha medo de receber Maria por sua esposa, pois ela está grávida do Espírito Santo.
Ela terá um menino e você porá nele o nome de Jesus. Ele salvará o seu povo dos pecados deles.

Quando José acordou, aceitou o estado de Maria e fez o que o Anjo do Senhor havia mandado. (Sai José.)
Naquele tempo, o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do império. Todas as pessoas deviam se registrar, a fim de ser feita a contagem da população. Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judéia, a uma cidade chamada Belém e levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado.
(Passa José com Maria, grávida, pelo palco e depois coloca-se a estrebaria.)

Maria estava grávida e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. (Choro de criança.)
(Entra Maria com o bebê, acompanhada de José.)
Então Maria deu a luz ao seu primeiro filho, enrolou o menino em panos e deitou numa manjedoura.

(Entra o anjo Gabriel seguido de vários anjos – 1º ano.)
No mesmo instante, apareceu junto com o anjo, uma multidão de outros anjos celestiais.

Anjos: Glória a Deus nas maiores alturas do Céu! E paz na Terra às pessoas a quem Ele quer bem!
(Anjos ficam para os lados da estrebaria, em meia lua.)

(Da entrada da igreja.)

Pastor: Vamos até Belém para ver o que aconteceu!

Pastor I: Vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.

Os pastores foram depressa, encontraram Maria e José cuidando do menino, deitado numa manjedoura.

Voltaram rápido, contando a todos o que viram, conforme os anjos tinham lhes falado.
(Voltam para a entrada da igreja, falando às pessoas: _Jesus nasceu!)

Neste tempo também, alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém perguntando onde estava o menino que nasceu para ser o rei dos judeus?
Foram encaminhados a Belém, a menor cidade entre as principais de Judá.

(Magos, entram pela frente, apontando para o céu. Na altura do meio do corredor, apontam para a estrela da estrebaria.)

Quando viram a estrela ficaram muito alegres, entraram na casa e encontraram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois ofereceram os presentes que trouxeram ao rei: ouro, incenso e mirra. E num sonho Deus avisou que não voltassem para falar com Herodes, por isso voltaram para a sua terra por outro caminho.

(Magos saem pelos fundos, tiram a roupa e entram para cantar.)
(José e Maria, pegam o bebê e vem mais à frente. Tira-se a estrebaria.)

Foi esse o menino prometido, o Messias que precisava nascer e viver como humano, sofrer como um mártir, pelos pecados da humanidade.
(Alunos começam a entrar, colocar os presentes na caixa e depois se colocar no tablado.)

A união do nosso pensamento, das nossas boas intenções uns para com os outros, do nosso reconhecimento pelo Salvador, podem juntar-se a obediência aos princípios do Pai do Céu e servir como presentes ao menino recém-nascido .
“Quando a um desses meus pequeninos fizer, a Mim estais fazendo.”
Quando desejarmos Feliz Natal, não podemos esquecer dos pequenos de Jesus que não podem trocar presentes nessa data.
Entreguemos a gratidão da nossa vida a Jesus, através da alegria que podemos dar aos pequenos filhos de Deus, para agradecer o maior presente da nossa vida, a salvação em Cristo Jesus.

Música: Eu queria tanto...



Aluno do 2º ano: Quando você dá presentes, você reparte alegrias e recebe o bebê Jesus na sua casa e no seu coração.

Música: Dorme em paz

Aluno do 2º ano: O Natal é uma época muito especial, quando as músicas tocam o nosso coração e as luzes coloridas nos fazem sentir a paz, a harmonia e o amor dessa data.

Aluno do 2º ano: Dessa forma, queremos deixar a todos vocês a ansiedade, a emoção, a alegria e a paz do nosso

Todos: Feliz Natal!

Música: Feliz Natal


Encerramento : Agradecimento oficial da igreja e ORAÇÃO.

Neiva Ester
Ari Riboldi*

Ler é sempre uma grande aventura, ao alcance em qualquer momento e lugar. No silêncio da insônia noturna, na viagem de ônibus para o trabalho, no banco da praça, na sombra das árvores, no aconchego do lar, no recanto da biblioteca, à espera num consultório. Ler por puro prazer, para aprender mais, para saber – no sentido original, do latim, “sapere”, sentir o sabor. Sim, ler para sentir o sabor da cultura, conhecer o mundo, viajar pelo tempo e pelo espaço. Ler para dominar o texto – do latim “textum”, tecido. E de texto em texto, apropriar-se do grande mosaico do contexto, ou seja, a realidade, o mundo.

Ler é um verbo com etimologia instigante. No latim vulgar, “legere” significava escolher grãos de um cereal. Atividade do homem da terra, do agricultor. Mais tarde, ainda no latim, passou a ter o atual sentido de fazer a leitura. Afinal, a leitura é sempre uma colheita de letras feita com os olhos. Quem lê torna-se inteligente. Também do latim, “inter”, entre, e “legere”, ler, o inteligente vai além das letras, além do literal. Capta o que está subjacente, nas entrelinhas.

A leitura amplia o vocabulário. Mostra a propriedade e o correto emprego de cada termo. Expande as referências e as formas de comunicação. Ajuda a elaborar o raciocínio de forma lógica. Mostra o emprego da coordenação e da subordinação, a mescla das mesmas, com objetividade, clareza, na soma de ideias, em argumentações contrastantes, em causa e efeito. Enfim, a diversidade de estilos e de formas, na riqueza da linguagem.

A linguagem, o mais poderoso meio de comunicação, possui múltiplas finalidades. Serve como unidade de uma nação, aproxima o ser humano de seus iguais, na família, no trabalho, no meio social. Pode dar ordens, veicular promessas, súplicas, bendizer e maldizer. Ajuda a pensar, a acalentar sonhos. É a multiplicidade de textos com os mais variados fins: jornal, propaganda, dicionários, manuais, didáticos, poesia, crônica, conto, romance. Nos textos, a vida como ela é e a imitação da vida.

Os livros levam ao conhecimento de novas culturas, o que permite entender melhor a realidade, desenvolver uma visão crítica do mundo. Aumenta a capacidade de conviver com o diferente, ser mais tolerante, aceitar a opinião divergente. E, sobremaneira, contribui para aperfeiçoar a fala e a escrita, a linguagem como maior patrimônio individual e profissional. Por isso tudo e muito mais, é bom ler às pampas, às carradas, devorar livros, por prazer, por terapia. Como forma de buscar o conhecimento, ampliar os horizontes, aperfeiçoar-se, libertar-se da ignorância que limita e subjuga. Viva os livros! Emocionam, estimulam a criatividade, apontam caminhos, mudam trajetórias. São verdadeiros amigos de todas as horas.

*Professor e escritor
(ZH 09/11/2010)
Neiva Ester

Este urso que sai do envelope pode servir de mural de porta de sala de aula. Basta acrescentar uma vareta que saia da mão dele com a indicação da série e professora ou fita com balão em E.V.A. com os indicativos citados.
Neiva Ester
FORMATURA DO Pré-escolar
25-11-2010

PARTICIPANTES:
* Alunos do Pré-escolar 4 e 5 anos.
* Alunos do 1º e 2º ano, 3º ano e 4ª série.

DECORAÇÃO: Com balões e alusiva ao evento – formatura.

MURAL: Decorado com fotos dos alunos brincando em algum momento, durante todo o ano na escola. Procurar pegar fotos individuais de todos os alunos e fotos gerais da turma.

TAXA: R$ paga somente pelos alunos do Pré-escolar 5 anos.
CONVITE: R$

PRESENTE: Camiseta com as mãos de cada um carimbadas.

PADRINHOS: Cada aluno do Pré-Escolar 5 anos escolherá um aluno do 1º ano para conduzi-lo na entrada da formatura.


PROGRAMA
BOAS-VINDAS: diretora
Boa Noite!
São todos bem-vindos a esse programa tipicamente infantil, onde as brincadeiras e a seriedade fazem parceria para encantar a todos vocês.
Onde tem criança, não necessariamente terá brinquedos, mas brincadeiras, com certeza, pois se não tem brinquedo elas inventam. E são esses heróis das brincadeiras que eu chamarei agora: as crianças do Pré-Escolar 4 e 5 anos.

Lembro ainda que as fotos, com máquinas próprias, deverão ser tiradas do próprio lugar, pois vindo até a frente, estarão atrapalhando o andamento do programa.

MÚSICA : Brincadeira Barata para a entrada do Pré-Escolar 4 e 5..

(As crianças entram vestindo bermuda e /ou short saia do uniforme e camiseta de manga curta ou sem manga, usando boné (meninos) e tiaras com antenas (meninas) e nas mãos alguns brinquedos: pé-de-lata, pandorga, tampinhas de garrafa, brinquedos de sucata e cavalinhos-de-pau.)

(Depois que as crianças entrarem toca a música “Brincadeira Barata”.)

Todos cantam juntos.
COREOGRAFIA
Nas partes ilustradas: duas meninas vem à frente segurando linha e pandorga; grupo de meninas com tampinha de garrafa canta de frente para o grupo de menino e passa as tampinhas a eles; três crianças vem à frente caminhando sobre os pés-de-lata; crianças levantam os brinquedos de sucata; dois se cruzam na parte de baixo do palco com cavalos-de-pau.



PROFª. DA TURMA (Fala memorizada.): Bonita a brincadeira de vocês! Gostei de ver, mas agora é hora de alguns aqui, assumirem uma responsabilidade maior e para isso terão de sair um pouco e logo depois voltarem para continuarem na festa.
(Saem as crianças do Pré-escolar 5 anos e o Vitor Hugo fica)
PROFª. : Vitor Hugo, que estás fazendo aí, dessa vez você também vai. Chegou a sua hora de assumir compromissos mais sérios.

FALA DAS CRIANÇAS DO PRÉ -ESCOLAR 4 ANOS:

Nossos colegas foram se preparar.

Hoje a festa é deles.

Porque vão se formar

No ano que vem, no 1º ano vão ingressar

Mas nós também vamos brilhar

Nessa festa vamos brincar, cantar e enfeitar

(Vira-se para os colegas e diz:)
_Vamos outros amigos chamar?

_ Vamos!!!!!

(Ao solo da música, os integrantes do Coral entram pelos dois lados. As crianças do Pré-Escolar 4 anos se dividem em dois grupos para cumprimentá-los.)

MÚSICA: “Oi, oi amiguinhos”
1º solo: Coral entra cumprimentando o Pré-Escolar
Refrão: Todos cantam bem animados.
2º solo: Crianças se cumprimentam nos grupos em que estão
Refrão: Todos cantam bem animados, balançando os braços.

REGENTE DO CORAL: Percebo que vocês estão bem animados, preparados para a festa de Formatura dos seus colegas, mas antes deles chegarem, eu vou convidar o grupo de flauta da nossa escola para apresentar as músicas .... a fim de que vocês ouçam e saibam apreciar.
(Pré-Escolar 4 anos senta no palco.)

FLAUTA



NARRADORA: Agora eu vou convidá-los a sentar no banco reservado aqui na frente, para juntos poderem assistir um pouco do que vocês fizeram aqui na escola neste ano. Aqui cada um dos presentes poderá conhecer os colegas que para o ano de 2011, entrarão no Ensino Fundamental.
Por ser este um marco na vida de cada pessoa, quando começa o estudo regulamentar obrigatório, é que nós fazemos esta festa.
Vamos então, acompanhar um pouco do trabalho dessa turma em 2010.

(Montar um vídeo com fotos de todas as atividades realizadas durante o ano e em determinadas situações em que a criança se destacar, escrever o nome dela. Cuidar para que o nome de cada formando apareça uma vez. A narrativa será montada depois do vídeo pronto.)

NARRADORA: Agora que vocês já acompanharam um pouco do que essa turma fez, neste ano, vamos partir para o momento solene da festa.
Chamaremos os formando, que entrarão acompanhados dos amigos do 1º ano, escolhidos por eles para esse momento.

(Chamada nominal, em ordem alfabética.)

(Depois dos formandos todos à frente, cantar uma música infantil que fale sobre crianças e o futuro da nação.)

MÚSICA “SOMOS O FUTURO”






ORAÇÃO: formando vem à frente e convida as pessoas para se colocarem em pé.

Pai do Céu!

Em nome de Jesus, agradecemos a saúde e a vida, nossa e dos nossos queridos.
Entregamos o nosso programa e os nossos passos, daqui para frente, nas tuas mãos.
Amém!

NARRADORA: Chamaremos agora, para falar em nome dos formandos, ...........................


DISCURSO: criança vem à frente.

Senhora diretora, estimada professora, queridos pais e distinto auditório.
O nosso coraçãozinho está um pouco apertado em ter de deixar o Pré-Escolar, mas se alegra quando olhamos para frente e vocês nos apontam as coisas que ainda nos esperam.
Temos muito a realizar, mas para isso precisamos nos preparar e os passos que hoje damos, apoiados nas mãos de vocês, sabemos que serão fundamentais para o nosso futuro.
Obrigado, papai e mamãe, por escolherem essa escola para estudarmos.
Obrigado professora pelo carinho e os ensinamentos.
Obrigado Papai do Céu por cuidar de nós aqui.
Deixaremos o Pré-Escolar e entraremos no Ensino Fundamental, com a certeza de podermos continuar contando com todos vocês e procurando fazer o que é certo, “pois até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto”, Provérbios .........

Tenho dito.



FORMANDO I: Vamos fazer o nosso juramento?!

FORMANDO II: Vamos, o público está esperando.

FORMANDO I: Braço direito para frente!

JURAMENTO: (todos os formandos)

Prometemos ao concluir o Pré-Escolar
os seus ensinamentos conosco levar.

Das coisas da vida
o que for bom aprender
ao brincar ou estudar.

Ao papai e a mamãe obedecer
e ao bom Deus sempre honrar.



SECRETÁRIA: Seguindo o protocolo dessa solenidade que tem por objetivo marcar a passagem das crianças do Pré- escolar para o Ensino Fundamental Regulamentado, faremos agora a entrega dos Certificados de Participação no Pré-Escolar às crianças que contemplam a idade aceitável para o ingresso ao Ensino Fundamental.

(Leitura dos nomes em ordem alfabética, para o recebimento do certificado e a colocação do chapéu..)




FALA DA PROFESSORA:
Crianças, construímos este ano a cada dia um grande alicerce para as suas vidas.
Fomos colocando tijolinho a tijolinho, colando com as idéias de cada um de vocês e percebendo que ia ficado muito bom.
Tenho uma grande alegria em contar aos seus pais e familiares que ao brincarmos, escrevermos ou criarmos nossas histórias, trabalhamos muito sério e que vocês foram muito dedicados neste trabalho.
Parabéns pelos dias que viveram e ainda viverão até o final do ano letivo no Pré-escolar e muito sucesso para o próximo ano, quando novas experiências e desafios esperam, para cooperar com o crescimento de vocês.

(Professora abraça e presenteia a cada formando.)

FALA DA DIRETORA:
Primeiro quero me dirigir aos pais e dizer que a cada dia, você tem um privilégio muito grande, ao colocar a roupa no seu filho, ao olhar para o seu rosto ....
São momentos que muitas vezes se tornam automáticos nas nossas vidas, mas não deixam de ser mágicos porque o Deus do Céu os está concedendo e olhando por eles.
A vocês conto da maravilha que é ter uma família que os quer bem. Olha a prova aí. Todos aqui declarando o seu apreço, através da presença e do prestígio a vocês.
Parabéns, vocês que contam com todo esse carinho e mais, com o cuidado especial de Deus têm a chance de crescer para o bem e ir muito longe nos passos que essa vida nos compele a dar. Sigam, com passos largos, contando com a mão destes seus queridos a lhes orientar e com a guarda do Pai do Céu a lhes sustentar.

MÚSICA FINAL: Qual ave a voar


DESPEDIDA: diretora
Agradecemos a presença de todos nesse momento tão significativo para estas crianças e os despedimos desejando que os demais dias desse ano sejam de grande alegria para cada família que se faz representar aqui.
Convido a todos para termos uma oração final.
Diretora ora.
FALA DA NARRADORA:
Agora daremos a vez para a saída dos alunos do Canto Coral. Logo em seguida todos estarão liberados.
Os formandos permanecerão aqui à frente para o caso dos pais quererem tirar alguma foto e logo depois também estarão liberados.
Neiva Ester
Outro dia postei no blog a promoção da Raber. Se você não participou, ainda dá tempo, pois o sorteio será no dia 17 de dezembro.
Participe acessando o site:www.evaraber.blogspot.com
Neiva Ester
A Escola Rio Jacuí ficou em 2º lugar na II Mostra de Vídeo da 24ª CRE, que aconteceu no dia 25 de novembro, no Cine Via Sete.
O vídeo foi produzido, na sua maioria por alunos da 8ª série. No ano anterior a escola recebera o 1º lugar.
Parabéns, meus alunos!
Veja vídeo no site da escola: http://www.escolariojacui.blogspot.com.br ou no you tube:
http://www.youtube.com/watch?v=-0wzrwysX2A
Neiva Ester
Foram feitos dois trabalhos em E.V.A. de Natal e desta vez com boneco de neve.

Neiva Ester

Esta guirlandinha ficou simples, mas é uma ideia a mais.
Neiva Ester


Até parece que a estação que está chegando é a primavera! Aproveitando a inspiração fiz mais duas guirlandas de flores.