Neiva Ester


Olhem como ficaram o hipopótamo e o macaco nos seus lugares!
Neiva Ester

Aproveitei uma pintura a guache, feita pela colega Ana Lovato, para enfeitar minha sala.
Neiva Ester
O carnaval é uma das festas mais populares do mundo. Vários países o comemoram. No Brasil, a cada ano, milhões de pessoas se envolvem direta ou indiretamente com esse feriado.

Há várias versões para a sua origem e todas elas admitem que o carnaval era uma festa pagã de adoração aos demônios e ídolos da antiguidade. Uma versão diz que, para homenagear o deus Saturno, havia festas em Roma chamadas "saturnais". As escolas e lojas fechavam e o povo saía às ruas para dançar, beber e se prostituir. Carruagens alegóricas levavam homens e mulheres nuas em desfile, e nem a força política do Papa conseguiu interromper esse costume. Muitos dizem ser daí que saiu a expressão latina "carnavale", que quer dizer "o que vale são os prazeres da carne".

A única saída encontrada pela Igreja Católica foi instituir, imediatamente após o carnaval, outra festa religiosa chamada quaresma. Seria uma época de jejum e abstinência de carne, ovos, sexo e divertimentos. O que abundava no carnaval era proibido na quaresma. Daí o carnaval ser representado por um comilão e beberrão gordo e a quaresma por uma mulher magra, muito raquítica.
Por isso, a terça-feira de carnaval é chamada de terça-feira gorda. A partir dela, a Igreja Católica sugere que seus fiéis se abstenham de carne até a sexta-feira da paixão, quando se comemora a morte de Cristo. O intervalo entre uma e outra data seria um período de arrependimento pelos excessos praticados no carnaval.

Por mais que se respeite a cultura popular, não é possível dizer que o carnaval seja uma festa digna para o cristão. Orgias, sensualidade, bebedeiras e descontrole mental são coisas expressamente proibidas na Palavra de Deus, e o carnaval é a reunião de tudo isso.

Fonte: Inspiração Juvenil 2005
Neiva Ester

Sapinhos como este você já deve ter visto por aí.
Este irá acompanhar os dias, através do calendário.
Neiva Ester


Achei na Web este papel de carta que usarei para algum tema e este cartão que será de boas-vindas, mas aqui vai sem o escrito para quem quiser copiá-lo. Não sei de quem são estes trabalhos para dar o crédito necessário.
Neiva Ester

O rei dos animais não podia faltar. Estará sempre lembrado, pois estará nos sorteios.
Neiva Ester

Já tinha um porta-tudo onde colocava pincéis, recados, lápis... Vou colocar o hipo para incrementá-lo.
Neiva Ester

Achei uma gracinha esta zebrinha!
Neiva Ester

Esta coruja fiz para puxar o alfabeto que virá sobre o quadro e o macaco para o mural da sala.