Neiva Ester
"Moisés construiu um altar e lhe deu o seguinte nome: 'O Senhor Deus é a minha bandeira'. Depois disse: _ Segurem bem alto a bandeira do Senhor!" Êxodo 17:15 e 16.

No dia 19 de novembro o Brasil comemorou o Dia da Bandeira. Ela é um dos principais símbolos da pátria. Lembra as lutas e desafios para que o chão que agora pisamos pudesse ser um país independente.
Até hoje, o Brasil já teve dez bandeiras, que variavam de acordo com a ascensão de um novo rei na corte de Portugal. Somente em 1822, com a proclamação da independência, a primeira bandeira nos representou como Estado independente. Ela era verde, com losango amarelo. No meio, havia dois ramos entrelaçados em torno de um escudo9, que era um antigo símbolo da fé cristã. Em cima ficava a coroa imperial.
Com a Proclamação da República, a bandeira foi novamente modificada, assumindo a versão atual. A frase "Ordem e Progresso, colocada no lugar da coroa imperial, deve-se a Benjamim Constant. Ela foi extraída do positivismo. Dentro da esfera azul está representado o céu do Rio de Janeiro exatamente às 8h30min de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que brilhavam no céu do Brasil naquela data. Porém, em 1992, uma lei alterou a bandeira para permitir que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estivessem representados por estrelas.
As bandeiras são, de longa data, o símbolo máximo de uma nação. Nas batalhas elas iam à frente do exército. Na conquista eram afixadas para demarcar o terreno. Moisés, no entanto, fez algo diferente. Ao vencer a batalha contra os amalequitas, colocou um altar no lugar da bandeira, lembrando o povo que o Senhor é a nossa bandeira, pois é Ele quem nos dá a vitória.

Fonte: Curiosos no Mundo de Deus/2005
Neiva Ester

Os meus alunos ficaram lindinhos com essas gravatas,